mais esperança e novos horizontes

investimos na capacitação das pessoas como forma de apoiá-las na criação de mudanças para si e para a comunidade

O Centro Comunitário hoje abriga projetos nas áreas de artes, cultura, ensino, capacitação e alimentação, onde o foco é o desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e idosos do bairro Shopping Park.  

alfabetização de adultos

Aprender ler e escrever é o sonho de muitos senhores e senhoras da comunidade, carentes de oportunidades e que sempre sofreram com baixa auto-estima.  Com a ajuda do Prof. Bruno Sousa este sonho está se tornando realidade.

alimentação

Às segundas e terças-feiras, o projeto Nutrindo Vidas coordenado por Celina Lucas da Costa,  mobiliza esforços para servir refeições saudáveis para as crianças e adolescentes que frequentam o Centro Comunitário e também oferece cestas básicas como forma de auxiliar famílias em condições de extrema vulnerabilidade social.

Aos sábados, o comandante Marco Aurélio Belo e um grupo de voluntários também servem lanche às crianças que frequentam o Centro Comunitário.

apoio jurídico

Famílias em situação de pobreza muitas vezes podem ser desfavorecidas em seus direitos legais. Sob este aspecto, apoio jurídico também é uma forma de proteção e promoção de justiça social. Os advogados voluntários Dra. Nayara Cartolano e Dr. Pablo Paiva prestam serviço pro-bono às famílias atendidas pelo Centro Comunitário.

artesanato

Através do talento, dedicação e capricho dos grupos Amigas do Shopping Park e Arte com Amor são produzidos lindos artigos de artesanato. Toda a renda obtida com a venda é revertida para o custeio e manutenção do Centro Comunitário.

ballet

As aulas de ballet, sob a coordenação da Profa. Guiomar Boaventura, trazem benefícios relativos à saúde, disciplina e auto-estima das crianças.

O projeto tem transformado vidas, e as conquistas de alunos e alunas vão desde apresentações no Teatro Municipal até a participação em seletivas para estudar ballet na Europa.

basquete

As aulas de basquete são ministradas pelo Prof. Guilherme Arantes e sua equipe, visando ensinar o espírito esportivo,  disciplina e superação de desafios, valores estes que podem ser levados para a vidas das crianças e adolescentes participantes.

capoeira

Cerca de 50 crianças e adolescentes são ensinadas na arte da capoeira pelo Prof. Moacir da Silva Júnior – Instrutor Abu – e sua equipe, tendo em vista a formação cidadã e difusão da cultura brasileira.

informática

No curso de informática são ministradas aulas de digitação, Windows e pacote Office pelos instrutores Cléo e Vinícius Riquieri. Assim, crianças e adolescentes desenvolvem habilidades indispensáveis no mercado de trabalho atual e podem almejar a conquista de seu primeiro emprego.

escolinha de futebol

A escola de futebol do Centro Comunitário conta hoje com mais de 200 criança e adolescentes, nas cetegorias sub-13 e sub-15, sob coordenação do Prof. Gilson Pires da Silva – conhecido como Gilson Batata, ex-jogador e técnico de futebol profissional. Além da participação em torneios regionais, alunos têm tido a oportunidade de participar do processo seletivo para equipes de futebol profissional.

horta comunitária

A Horta comunitária é cuidadosamente acompanhada pelo Sr. Sebastião Carlos do Nascimento e ajuda no suporte ao projeto Nutrindo Vidas. Além disso, também fornece verduras para famílias carentes do bairro.

inglês

O curso de língua inglesa, coordenado pelo professor Gustavo Tanaka, é ministrado para crianças e adolescentes como forma de prepará-los para o futuro profissional e promover uma maior integração social e compreensão do mundo globalizado.

música e orquestra sinfônica

As aulas de música e a orquestra sinfônica, coordenadas pelo Maestro Klemes César Pires, possibilitam o contato de crianças, adolescentes e jovens com o mundo da música, promovendo auto-estima. Hoje, mais de 300 alunos estudam música no Centro Comunitário. Os integrantes da orquestra participam de apresentações em diversas cidades e eventos.

reforço escolar

Alunos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia, sob coordenação de Lucas Mundim, ministram aulas de reforço escolar como forma de incentivar o interesse pelos estudos e apoiar a recuperação de alunos que outrora estavam propensos à evasão escolar.

vôlei feminino

O vôlei é desenvolvido com meninas adolescentes, sob coordenação das professoras Daniela Maestri Segato e Simone Rocha, que além de ensinar as técnicas do esporte, dão orientações sobre valores e princípios que elas podem carregar para todas as áreas de suas vidas.